Hoje em dia nos deparamos com muitas dietas “milagrosas”. Mas nem sempre elas alcançam os resultados esperados, principalmente as mais radicais. O efeito sanfona é muito comum e pode se tornar um fator desmotivador para quem deseja chegar ao peso considerado normal. Por outro lado, as tentações estão sempre à vista dos nossos olhos e os hábitos que seguimos podem muito bem sabotar qualquer boa intenção de emagrecer. Se você está vendo o ponteiro da balança só subir, reveja sua alimentação e rotina. São várias as causas que detonam com as dietas de emagrecimento. Abaixo listamos 10 motivos que certamente estão deixando você fora de forma. Confira:
1) Café da manhã: é a refeição mais importante, embora muita gente não lhe dê o devido valor. A primeira refeição do dia garante mais motivação e não sentimos tanta fome à medida que as horas vão transcorrendo.
2) Sono: ter um sono saudável ajuda a emagrecer. Se ele não é suficiente, o cortisol (hormônio do peso) se desestabiliza. O indicado é dormir de 7 a 9 horas por noite.
3) Traga luz para sua vida: acordou? Abra as cortinas, escancare as janelas e deixe a luz do dia entrar na sua casa. A luminosidade ajuda o metabolismo a funcionar melhor.
4) Ambientes limpos: um quarto bem arejado e livre de toxinas ambientais melhora e muito a qualidade do sono. Não adianta dormir dez horas por dia se a qualidade é ruim.
5) Confira o peso todos os dias: embora alguns especialistas não recomendem, pesar-se diariamente ajuda em um maior controle de peso. Assim, se houver algum deslize que faça o ponteiro da balança subir, é mais fácil consertar o estrago. A dica é pesar-se pela manhã quando o corpo tem menos água.
6) Pratos cheios: desde pequenos fomos acostumados a comer tudo o que está no prato. Mas depois de adultos isso pode significar gorduras extras. Sirva-se em menor quantidade ou diminua o tamanho do prato. A segunda opção costuma dar bastante certo.
7) Passar tempo demais sentado: mexa-se. Ficar o dia inteiro só no relax aumenta a gordura abdominal. O risco de surgirem diabetes e doenças do coração é grande.
8) Refrigerantes zero: você acha que emagrecerá tomando uma bebida zero caloria? Cuidado. Além de não serem saudáveis, os refrigerantes zero são feitos com estrogênio sintético, que possuem capacidade de atingir a glândula tireoide. Resultado? Ganho de peso.
9) Madrugadas insones: durma. Quem gosta de dormir tarde pode sofrer com ansiedade, depressão e doenças cardiovasculares. Além disso, a probabilidade de assaltar a geladeira é maior.
10) Apague as luzes: dormir no escuro aumenta a qualidade do sono. Tente diminuir a luminosidade do seu quarto.