Geralmente as pessoas só se lembram das gengivas quando elas apresentam inchaço, sangramentos ou inflamações. Visitas periódicas ao dentista e uma boa higienização previnem estes problemas. No entanto, com a correria do dia a dia, terminamos não dando muita importância a nossas gengivas.
Os resultados são bem perceptíveis e vistos a olho nu na frente do espelho. Alterações na cor e espessura são sinais de alerta.
Sangramento, sensibilidade nos dentes, dor e mau hálito não devem ser ignorados. A gengivite é uma doença periodental, provocada pelo excesso de tártaro que nada mais são que resíduos de alimentos que colam nos dentes e não são possíveis de remover nem com uma escovação eficiente. Em muitos casos, uma visita ao dentista basta para remoção do tártaro. Porém, você também tem a opção de prevenir e combater alguns desconfortos causados por uma gengiva doente usando remédios naturais. Conheça alguns tratamentos possíveis de fazer em casa e bem acessíveis a qualquer orçamento:
ÁGUA MORNA COM SAL
O sal elimina as bactérias presentes no local já que possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Você vai precisar de 1 colher de chá de sal (5 g) e meia xícara de água quente (100 ml).
Coloque o sal na xícara e mexa até diluir. Faça um bochecho por trinta segundos de duas a três vezes por dia. Não engula.
BICARBONATO DE SÓDIO COM ÁGUA OXIGENADA
Os dois ingredientes são antibióticos e possuem compostos que combatem micróbios. Seu uso combate a proliferação de bactérias e alivia os sintomas desconfortáveis da gengivite.
Você vai precisar de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (5 g) e 6 gotas de água oxigenada.
Misture os dois ingredientes até formar uma pasta. Escove os dentes com ela. Existe a opção de misturar um pouco de água quente e fazer bochechos. Use duas vezes por dia.
VINAGRE DE CIDRA DE MAÇÃ
Os ácidos do vinagre regulam o pH da boca, prejudicando a proliferação das bactérias. Reduz a inflamação da gengiva e afasta o mau hálito.
Você vai precisar de 1 colher de sopa de vinagre de maçã (10 ml) e meia xícara de água quente (100 ml).
Misture o vinagre na água e misture bem. Faça bochechos depois de escovar os dentes duas vezes por dia, diariamente.
LIMÃO
Esta fruta poderosa possui propriedades alcalinas e antibióticas e são muito eficientes para eliminar bactérias e diminuir a inflamação das gengivas.
Você vai precisar de suco de meio limão e meia xícara de água morna (125 ml)
Esprema o suco direto na água e bocheche por 20 segundos. Não engula. Use no máximo duas vezes por dia.
SUCO DE CRANBERRY
Aumenta a imunidade, controlando possíveis infecções.
Você vai precisar de meia xícara de cranberries frescas (100 gr), duas xícaras de água (500 ml) e 1 colher de sopa de mel (25 mg).
Misture os cranberries na água e adoce com mel. Beba de dois a três copos todos os dias.
TOMILHO
A infusão do tomilho possui propriedades anti-inflamatórias e acalmam as dores provocadas pela gengiva infeccionada.
Você vai precisar de duas colheres de sopa de tomilho (20 gr) e uma xícara de água (125 ml).
Ferva a água e assim que levantar a fervura ponha o tomilho no recipiente. Diminua o fogo e deixe por mais dois minutos. Remova do fogão e aguarde repousar. Bocheche entre vinte e trinta segundos e escove os dentes normalmente.
CHÁ DE TÍLIA
Líquido calmante, ameniza dores e inflamações gengivais.
Você vai precisar de uma colher de sopa (10 gr) e uma xícara de água (250 ml).
Coloque a tília em uma xícara de água fervente e aguarde repousar por dez minutos. Coe e faça bochechos três vezes por dia.
Todos estes tratamentos naturais apresentam variações na apresentação de efeitos positivos, conforme o grau e a fonte de inflamação.
Embora sejam muito eficientes, não descarte uma visita ao dentista se a gengiva permanecer com alterações.