Muitas pessoas culpam a tireoide pelo aumento de peso. Porém, nem sempre a culpa é dela. Algumas vezes o organismo está tão intoxicado que o funcionamento da tireoide acaba sendo comprometido. Não é pouca gente que passa por este problema. Diariamente somos expostos a muitas toxinas, a maioria proveniente da alimentação. As impurezas que consumimos desestabilizam a produção hormonal e o resultado é o ganho de peso. Para você saber se sua tireoide está funcionando direitinho, faça alguns testes caseiros bem simples. Veja:
SENSAÇÕES CORPORAIS
– Maior sensibilidade ao frio;
– Cansaço constante;
– Fios do cabelo quebradiços;
– Aumento de peso aparentemente sem explicação, entre 7 a 10 quilos em dois anos.
TEMPERATURA CORPORAL
– Meça sua temperatura corporal logo de manhã cedo, ao acordar, durante uma semana. No final deste período, anote os graus, some tudo e divida o total por sete. Se o resultado for igual ou menor que 36,6 graus, pode ser um indicativo de mau funcionamento da tireoide.
ALIMENTOS DESINTOXICANTES
Se você suspeita que a sua tireoide não está funcionando de acordo, invista em alimentos que possuem o poder de estimulá-la e ainda promover a sua desintoxicação. Os itens abaixo são excelentes auxiliares na redução do inchaço, cansaço, fortalecem as unhas e os cabelos. Conheça um pouco mais sobre eles:
VITAMINA D
Segundo pesquisadores, a vitamina D é essencial para o bom funcionamento da tireoide. São muitos os estudos em torno desta vitamina. Um deles chegou à conclusão que danos celulares que causam interrupção no funcionamento da glândula podem ser revertidos. Por isto, invista alimentos que contenham a D, como salmão, atum e leite.
IODO
Este importante mineral tem o poder de varrer as toxinas que comprometem o funcionamento da tireoide. O indicado é consumir durante a semana três porções de peixes, algas, leite e ovos. Sal que contenha iodo na sua composição também é aconselhado. Porém, como o cozimento destrói mais da metade do iodo do sal, é conveniente adicioná-lo na finalização da receita.
SELÊNIO
O selênio protege a tireoide contra o mercúrio, uma toxina que prejudica o seu funcionamento. Se o selênio está em níveis baixos no organismo, a glândula não tem capacidade de queimar a gordura. Castanha-do-pará, sementes de girassol, sardinha e fígado são boas fontes de selênio.
PREPARE VERDURAS NO VAPOR
Como todos sabem, o fígado filtra as toxinas presentes no organismo e existem alguns alimentos como brócolis, couve-flor e repolho que estimulam esta função. Ao mesmo tempo alguns componentes presentes nas verduras mencionadas bloqueiam uma enzima fundamental para a formação da tireoide. A saída é cozinha-los no vapor sempre.
ÓLEOS
Inclua no seu cardápio o óleo de coco e o óleo de oliva. Eles estimulam o funcionamento da tireoide e podem ajudar você a perder peso.
ALIMENTOS PREJUDICIAIS
Assim como existem alimentos que auxiliam o bom funcionamento da tireoide, há outros que devemos evitar ou comer uma vez por semana, no máximo. Confira:
Açúcar e refinados: quando a insulina sobe, a tireoide pode ficar desregulada. Evite açúcar, farinha branca e doces.
Soja: os flavonoides e o ácido fítico presentes na soja não permitem que a tireoide funcione adequadamente, além de prejudicar a absorção de minerais como zinco, cálcio e magnésio. Portanto, evite consumir leite e suco à base de soja, salsicha, peito de peru e outros alimentos com soja.
Verduras cruas: uma substância chamada licosinolato presente em algumas verduras pode alterar de forma negativa o funcionamento da tireoide. A recomendação é comer cozido.
Alimentando-se corretamente, sua glândula passará a funcionar adequadamente. Na dúvida, consulte um especialista.