Na busca incessante por uma dieta saudável, sem querer ingerimos certos alimentos que além de contribuírem para o aumento do peso, também podem desenvolver doenças. É o que chamamos do “conto da alimentação saudável”. Será que você está sendo vítima também? Leia o texto abaixo e se informe melhor a respeito:
AÇAÍ
A fruta em si é muito saudável. Porém se você consumir o açaí em grandes centros, o açaí vem com grandes doses de xarope de glicose com guaraná. Por que faz mal? É muita glicose! Antes de consumir o açaí, tente descobrir como ele é preparado. O recomendado é comer o açaí puro, batido com uma banana, sem açúcar.
PEITO DE PERU
Embutidos não são recomendados, mas o peito de peru é indicado para compor muitas dietas como se fosse um alimento saudável. É preciso esclarecer alguns fatos. De todos os embutidos, pode ser que o peito de peru seja o que faça menos mal e olhe lá. Este produto é preparado com carne processada, além de carregar muito sódio e conservantes. O resultado é o risco de ter doenças do coração e desenvolver alguns tipos de câncer.
SUCO DE CAIXINHA
Se você não toma refrigerantes por fazerem mal à saúde e passou para o suco de caixinha achando que fez um ótimo negócio, abra o olho.
Para início de conversa, a caixinha contém plástico e alumínio. Ambos podem passar para o suco e causar problemas de saúde. E não pense que suco de caixinha emagrece. Eles trazem açúcar, podendo pôr abaixo qualquer dieta. A dica é tomar suco de fruta natural, mesmo assim sem grandes exageros.
BARRINHA DE CEREAIS
Barrinha de cereal é um coringa na hora que bate aquela fome. Preparada com produtos naturais como aveia e contendo muitas fibras, fique alerta. Estas barrinhas deliciosas contêm muito carboidrato refinado (leia-se açúcar, sacarose, xarope de glicose) e cereais refinados como flocos de arroz e milho), podendo causar danos a sua saúde. As barrinhas são úteis para repor energia depois da academia, mas não as consuma todos os dias.
GELATINA
Muitas pessoas consomem gelatina por acreditarem que ela contém colágeno e, portanto, firma a pele. Na verdade é tão pouco colágeno que não faz tanta diferença comer gelatina ou não. O pior vem agora. A gelatina industrializada é composta por corantes, acidulantes, aromatizantes ou adoçantes. De saudável não tem nada. Troque a gelatina por uma fruta e você sairá ganhando muito mais.
SOPAS EM PÓ
Estas deliciosas sopas são um quebra-galho quando queremos passar longe da cozinha. Porém, quem ler o rótulo vai se assustar com a quantidade de sódio e glutamaco monossódico que elas possuem. A dica é NÃO COMA!
CASTANHA-DO-PARÁ
Sempre presente nas dietas, a castanha-do-pará é fonte de selênio e ajuda a combater os riscos de doenças cardiovasculares. Mas fique alerta. A dose recomendada é de três por dia. Não ultrapasse este limite, pois a partir disto a castanha pode começar a fazer mal.
Selênio demais no organismo aumenta os riscos de câncer, diabetes e doenças no coração.