Como clarear as axilas?

São muitos os motivos determinantes das axilas escuras: hereditariedade, excesso de células epiteliais mortas na região, suor em excesso, uso prolongado de determinadas marcas de desodorantes (em especial, os antiperspirantes) e até mesmo a má higienização do local. O problema não costuma afetar a saúde, mas o aspecto estético pode prejudicar o bem estar. Por isto, a maioria das mulheres, principalmente as de pele clara, procura clarear as axilas.

Roupas muito justas, especialmente as de tecido sintético, podem ser as vilãs que não permitem o clareamento das axilas. A fricção constante agride a pele, que naturalmente tende a ficar mais grossa e escura. Algumas blusas de alças têm o reforço das costuras justamente debaixo do braço.

O método de depilação também é responsável por axilas escuras. As lâminas não devem ser usadas para raspar os pelos, pois este é um procedimento muito agressivo, que também retira muitas células da região. Recomenda-se utilizar cera, creme ou gel depilatório e, em seguida, um hidratante. Os produtos à base de calêndula e babosa são ideais.

Felizmente, em casos leves e medianos, não há grande dificuldade para eliminar as manchas das axilas. A primeira providência é eliminar o uso de desodorantes com perfumes fortes, formulados à base de álcool e também dos produtos que prejudicam a transpiração, além de adotar uma dieta balanceada, sem excesso de carboidratos.

Limão

O ácido cítrico do suco de limão ajuda a remover as células mortas da região, ajudando a clarear sensivelmente as axilas. A aplicação pode ser feita com uma mecha de algodão ou apenas cortando a fruta e esfregando as metades em movimentos circulares. Espere o suco evaporar naturalmente e enxágue em seguida.

O limão também atua como desodorante, eliminando bactérias e, com isto, os maus odores. Este tratamento é contraindicado para mulheres que depilaram as axilas recentemente. No enxágue, é preciso certificar-se de que não ficou nenhuma gota na pele, porque o suco de limão, se exposto ao Sol, provoca manchas.

Vinagre de maçã

O ácido acético é o principal componente do vinagre, que, na verdade, é apenas uma solução aquosa entre 4% e 10% desta substância química. O ácido oferece excelentes propriedades clareadoras, desinfetantes e higienizadoras.

Para neutralizar a acidez, misture um pouco do vinagre de maçã com farinha de arroz, até formar uma pasta. Aplique sobre a pele escurecida, deixe agir por dez a 15 minutos e, em seguida, enxágue com água morna.

Leite

O leite de vaca que todos nós temos em nossas geladeiras tem outras funções, além das culinárias. O ácido láctico presente no alimento tem ação esfoliante, eliminando células mortas e resíduos de sabonetes e desodorantes.

O leite deve ser aplicado com uma mecha de algodão e deixado nas axilas por dez a 20 minutos. Este procedimento pode ser repetido duas vezes por dia, para manter a região higienizada.

Pepino

O pepino in natura é um excelente hidratante (alguns óleos naturais e a vitamina E refrescam e limpam profundamente a pele). “Parente” do melão, o legume (na verdade, uma fruta) é também diurético – e isto pode ajudar, já que uma das causas das axilas escuras pode ser a retenção excessiva de líquidos no organismo.

Para clarear as axilas, pode-se simplesmente aplicar rodelas de pepino na região e deixar que os nutrientes ajam por cinco minutos. Um creme de pepino pode ser formulado em casa: misture uma colher (sopa) da polpa, acrescente duas gotas de limão e uma pitada de cúrcuma (açafrão-da-terra).

Faça uma pasta e aplique. Mantenha o creme agindo durante 20 minutos e repita a operação a cada três dias, até atingir o efeito desejado. Depois disto, a manutenção pode ser feita a cada dez dias.

Água oxigenada

A água oxigenada (peróxido de oxigênio) é um clareador natural da pele das axilas. O produto, encontrado em drogarias, também ajuda a uniformizar o tom da pele. No início do tratamento, deve-se adotar a água oxigenada de dez volumes e, se não surgirem irritações, o clareamento pode ser continuado com o produto de 20 volumes.

Aplique a água oxigenada e deixe agir durante cinco minutos. Nos dias seguintes, aumente gradualmente o tempo de permanência do produto, até atingir 30 minutos. Encerrada a aplicação, enxágue as axilas com água em abundância, preferencialmente fria. Pode surgir um pouco de vermelhidão, mas, se não vier acompanha de coceira, a reação desaparecerá em poucos dias.

Melhor prevenir

Melhor do que clarear as axilas é impedir que as manchas se espalhem pela região. Além de fazer a higienização diária adequada, as mulheres precisam ficar atentas a algumas providências:

• na praia ou na piscina, não se esqueça de passar protetor solar, com fator adequado ao seu tipo de pele, também nas axilas;

• utilize regularmente esfoliantes naturais para retirar células mortas e excessos de produtos de higiene (boas opções: esmagar um morango em duas colheres de sopa de iogurte natural ou usar aveia em flocos e iogurte natural);

• inclua alimentos ricos em vitaminas E (cereais integrais, leguminosas, vegetais escuros) e K (verduras, cenoura, folhas escuras, aspargo, pepino, acelga);

• mantenha a hidratação. Além dos cremes corporais, é preciso manter o corpo hidratado. Beba dois litros de água, distribuídos por todo o dia. Lembre-se: é possível substituir parte da água por 200 ml de água de coco, mas refrigerantes e sucos industrializados não entram na conta;

• opte por um desodorante natural. Caso não encontre o produto em sua cidade, troque o desodorante por bicarbonato de sódio (o mesmo utilizado para amaciar carnes, eliminar maus odores, etc.). O pó pode ser aplicado diretamente nas axilas, sem nenhum outro cuidado.

Deixe um comentário