Plantas medicinais estão cada vez mais sendo usadas pelas pessoas para curar doenças ou aliviar seus sintomas. Há várias maneiras de você aproveitá-las. Leia o texto abaixo e fique por dentro de formas caseiras para usufruir melhor destas plantas poderosas:
INFUSÃO
O modo de preparo é bem simples. Encha uma panela ou chaleira de água e ponha para ferver. Neste meio tempo, coloque a erva picada em outro recipiente. Quando a água estiver quente, jogue a água quente por cima da erva. Tampe e espere de cinco a dez minutos. Use a infusão para flores, folhas e ramos finos. Cascas, raízes, sementes e ramos não devem ser usados para fazer infusões.
DECOCÇÕES
As decocções são usadas para sementes e cascas, as partes mais sólidas de uma planta. Inicie o preparo enchendo uma panela com água onde as plantas serão postas. Leve ao fogo brando entre 15 a 20 minutos. Após, use o coador e tome no mesmo dia. A decocção permite uma melhor utilização dos princípios ativos, porém algumas pessoas podem estranhar o gosto forte.
ÓLEO
Muito usado para massagens relaxantes e terapêuticas. É possível utilizar estando a planta seca ou fresca. Ponha a planta em um frasco transparente contendo óleo de oliva, girassol ou milho, cobrindo-a totalmente. Deixe no sol e agite o recipiente diariamente entre 15 a 20 dias. Está pronto para ser usado. Guarde o óleo na geladeira ou em algum lugar fresco.
XAROPE
Muito usado por quem sofre de tosse, bronquite e dor de garganta. Você vai precisar de água com açúcar ou rapadura. Veja o exemplo:
─ 1 e ½ xicara de rapadura ralada (ou de açúcar) para 1 xícara de água. Use sempre esta proporção. Coloque numa panela e leve ao fogo.
Assim que virar em uma calda, junte as plantas frescas e picadas. Deixe em fogo baixo e mexa de 3 a 5 minutos. Passe no coador e armazene em pote ou frasco de vidro na geladeira. Ponha fora caso a mistura fermente. Para este tipo de xarope use agrião, guaco ou hortelã.
INALAÇÃO
Ideal para pessoas que têm problemas respiratórios. Comece preparando uma infusão, com 1 xícara de água e a erva escolhida. Após, despeje em uma vasilha, cubra a cabeça e ombros com uma toalha para não permitir o vapor escapar. Respire por dez minutos. Recomenda-se fazer de manhã, ao acordar e à noite, antes de dormir.
COMPRESSA
O objetivo é que o princípio ativo entre em contato direto com a pele. Alivia o ardor das queimaduras, dores musculares e feridas. Faça uma infusão com as plantas e depois umedeça com pedaços de pano, gaze ou algodão. Aplique na pele, quente ou frio. A compressa deve ser trocada de duas a três vezes por dia. Lave bem o local atingido.
Mesmo que plantas medicinais façam bem para a saúde, é contraindicado usá-las por mais de 20 dias. Passado este tempo, espere entre quatro a sete dias para que o corpo descanse e a planta possa agir. Se surgir algum efeito colateral durante o uso, cesse imediatamente e procure um médico. Durante a gestação plantas medicinais devem ser evitadas.