A canela é um alimento bastante nutritivo. Boa fonte de cálcio, manganês e fibras, a canela é um forte antioxidante, que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce e previne diversas doenças. Os radicais livres são moléculas instáveis: eles não possuem número par elétrons na última camada eletrônica e, por isto, buscam “roubar” partículas de outras moléculas (é a chamada oxirredução).
Muitos tipos de câncer são resultantes de reações químicas entre o DNA e os radicais livres, que são fundamentais para o organismo humano (a formação ocorre naturalmente), mas, em excesso, afetam o ciclo celular e potencialmente podem levar à malignidade. Estes átomos também estão associados aos males de Parkinson e de Alzheimer.
A canela é fonte de vitaminas A, B6, B12, C, E, K, além de fornecer os seguintes sais minerais: cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, selênio, sódio e zinco. A especiaria também é rica em fibras, que ajudam a regularizar o trato intestinal.
Coração em forma
A canela deve ser incluída no cardápio diário. Além do combate aos radicais livres, o tempero também reduz o mau colesterol. Basta apenas meia colher (café) por dia para impedir que o LDL, presente nos alimentos gordurosos, relacionada ao risco de doenças cardiovasculares.
Estudos recentes, publicados no “New England Journal of Medicine” (Cohen, Hobbs et al.), indicam que as chances de sofrer um ataque cardíaco precoce são dez vezes maiores em indivíduos portadores de hipercolesterolemia.
o tempero também é útil para reduzir as taxas de glicose no sangue, que podem determinar o surgimento, a partir dos 40 anos, de diabetes tipo 2, enfermidade determinada pelos maus hábitos alimentares e pelo sedentarismo, que não ocorre por determinantes genéticos. O diabetes pode provocar males no coração, olhos, rins e fígado, além de ser uma das principais causas de amputações.
Canela contra o câncer
Uma das especiarias consumidas pela humanidade há mais tempo, a canela é obtida a partir da parte interna da casca do cinamomo, uma árvore asiática (bastante comum na Índia e na China) que pode atingir mais de 20 metros.
Com propriedades antibióticas, termogênicas e anti-inflamatórias, a canela vem sendo estudada em função do seu potencial de prevenir alguns tipos de câncer e também de reduzir a velocidade do desenvolvimento dos tumores malignos.
O tempero é especialmente útil para tratar tumores colorretais, de mama, testículos, estômago, ossos e pulmão. Estudos realizados na Austrália e no Japão indicam que a canela também pode tratar cães e gatos portadores de tumores malignos.
Mais benefícios da canela
A canela é útil para tratar transtornos digestivos, tais como gases e cólicas. O tempero também alivia diarreias, em função dos seus efeitos antiespasmódicos.
Um chá de canela também é indicado para atenuar os males das vias respiratórias. A especiaria reduz a secreção excessiva e atua como um expectorante natural. Um chá de gengibre e canela apresenta propriedades expectorantes, combatendo especialmente a tosse com catarro.
Para prepará-lo, ferva um litro de água e, com o fogo desligado, coloque um pedaço de cinco centímetros de gengibre e um pauzinho de canela. Tampe o recipiente e deixe descansar por dez minutos. O chá pode ser bebido frio ou quente, duas vezes por dia.
O efeito termogênico da canela reduz a fadiga e aumenta a resistência ao estresse, diminuindo as sensações de medo, desconforto, irritação, preocupação, frustração e indignação. As causas do estresse ainda não estão totalmente determinadas.
Especialmente quando combinada com mel e maçã, a canela facilita a digestão. Rica em fibras, a canela fornece sensação de saciedade por mais tempo, tornando-se um bom complemento para quem precisa perder peso. Misturada com café, chá, leite e vitaminas, a canela em pó contribui para reduzir a ingestão de calorias.
Mel e canela também são importantes para aliviar as dores provocadas pela artrite reumatoide. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Copenhague (Dinamarca) demonstrou que, diariamente, uma colher (sopa) de mel misturada com meia colher (chá) de canela reduzem significativamente os desconfortos causados pela doença.
A canela também pode ser empregada como agente aromático. Aspirar canela estimula a atenção, a memória e as funções cognitivas.