Quem já teve diverticulite sabe o quanto ela é dolorosa. E grave também. Ocorre quando as bolsas localizadas nas paredes intestinais ficam inflamadas. Uma das possíveis causas para esta enfermidade, segundo os especialistas, seria o esforço feito para evacuar, quando uma pressão grande é exercida nas paredes do intestino, acarretando irritação e inflamação.
Ao contrário de outras doenças, os sinais não passam despercebidos. Veja quais são eles:
- Sangue nas fezes
- Diarreia
- Prisão de ventre
- Enjoos
- Cansaço sem motivo aparente
- Inchaço
- Dor no abdômen ao menor toque
Porém, a boa notícia é que a diverticulite pode ser combatida com remédios naturais. Confira:
BATATAS
É recomendada sua ingestão durante o processo de tratamento da doença, já que possui propriedades anti-inflamatórias e por ser de fácil digestão. Mas opte pelas versões assada ou na forma de purê. Batatas quando fritas só irão piorar o caso devido ao excesso de gordura.
MAMÃO PAPAYA E PERA
Estas duas frutas, além de deliciosas, possuem juntas alta quantidade de fibras, vitaminas e minerais que ajudam a diminuir os sintomas da diverticulite.
VITAMINA C
O organismo necessita da vitamina C para realizar vários processos internos. Além disso, a “C” também é responsável por produzir novas células e aumentar a imunidade. Quando o intestino está inflamado, a vitamina atua para reduzir o processo inflamatório, acelerando o processo de cura.
CEVADA
Se você sofre com diverticulite, tente já incluir a cevada na sua dieta. Este grão poderoso possui muitas propriedades anti-inflamatórias e pode ser consumido misturado em sopas, guisado e outros grãos e cereais.
ALHO
O alho é indicado para combater diversos problemas de saúde, inclusive a diverticulite. As substâncias presentes no alho são capazes de prevenir infecções no organismo, Sendo assim, em casos de diverticulite, o alho é de grande valia, dispensando a ingestão de tantos antibióticos.
COMIDAS PICANTES
O intestino pode facilmente ficar inflamado após a ingestão de comidas muito condimentadas, aumentando a irritação. Evite alimentos picantes para evitar a piora do quadro.
ORÉGANO
Se você está sentindo falta de sabor nos pratos por conta do cardápio para combate da diverticulite, experimente o orégano. Além de deixar um gostinho todo especial, este delicioso tempero natural possui muitas propriedades antibacterianas e antimicrobianas, capazes de fazer retroceder a infecção. O orégano também ajuda na eliminação das toxinas do organismo.
Os sintomas de diverticulite podem ser confundidos com outras doenças graves. Por isto é muito importante um bom diagnóstico para início do tratamento o mais rápido possível. Os alimentos naturais mencionados acima certamente irão acelerar o processo de cura.