Use as ervas que você tem em casa e garanta mais saúde para sua família

Ervas usadas no tempero da nossa comida, além de proporcionar mais sabor, também conferem mais saúde. Mesmo assim é importante que elas sejam consumidas com cuidado. O fato de serem naturais não significa que devemos fazer uso delas indiscriminadamente. Se fez bem para a vizinha, não quer dizer que para você o efeito seja igual. Conheça um pouco mais sobre elas, mas antes de experimentá-las, converse com seu médico:

ALHO

Estabiliza a pressão e mantém normais as taxas do colesterol. Nossas avós já usavam para prevenir gripes e resfriados. Não é indicado para mulheres grávidas e para crianças com menos de dois anos de idade. Para estabilizar a pressão arterial coloque dois dentes de alho em um copo de água, deixe na geladeira e tome no outro dia em completo jejum.

CANELA

Indicada para pessoas que sofrem com problemas de digestão e gases. Indivíduos que têm úlcera gástrica não devem consumi-la.

Chá de canela é uma delícia, mas deixe o bule tampado para que ela não perca seus óleos essenciais através da evaporação.

CAMOMILA

De geração em geração, a camomila é usada para alívio dos bebês que sofrem com cólicas. Mas quem vive estressado pode fazer uso da camomila para ficar mais calminho. Não existem contraindicações. Eficiente contra as olheiras, faça compressas do chá de camomila e coloque sobre a região.

CAPIM-LIMÃO

Pessoas ansiosas e que em vista disto têm insônia, podem encontrar no capim-limão uma fonte de alívio. Contudo, pessoas com pressão baixa, gestantes e quem sofrem de depressão não devem tomar o chá.

Os óleos essenciais do capim-limão são os responsáveis por seus benefícios, portanto ele deve estar fresco para consumo. Faça um chá com as suas folhas e misture limão, abacaxi ou alguma outra fruta do seu gosto. Leve tudo ao liquidificador, bata e tome em seguida.

CARQUEJA

Tem ação diurética, digestiva, ajuda na perda de peso e na redução do colesterol. Crianças menores de dois anos e mulheres que estão amamentando não devem ingerir. Prepare picando bem a erva e ponha no fundo de um recipiente. Coloque água quente e deixe abafado por uns dez minutos.

GUACO

Bastante indicado nos meses mais frios para alívio da tosse e sintomas gripais. O guaco tem efeito expectorante. Pessoas que sofrem com bronquite asmática não devem fazer uso da erva. Anote agora uma receita simples de xarope de guaco:

Encha uma panela com 600 ml de água e acrescente 400 gramas de açúcar. Misture bem e leve ao fogo até escurecer. Junte 200 gramas de guaco e aguarde ficar em ponto de calda. Guarde o líquido em um pote esterilizado por até quinze dias. Este xarope pode ser tomado de duas a três vezes por dia.

BOLDO

Bastante usado por pessoas que sofrem de problemas digestivos ou após a ingestão de comidas pesadas e gordurosas. Quem já teve hepatite ou possui disfunção na produção da bile deve evitar o boldo. Como preparar: se a erva estiver fresca, macere e coloque na água fria, misturando bem. Após coe e beba. Caso o boldo esteja seco, pique-o bem e coloque água fervente em cima. Coe e beba.

Deixe um comentário