O rabanete é um vegetal muito usado nas saladas. Contudo, a maioria das pessoas desconhece os benefícios do rabanete que podem trazer para a nossa saúde. E o melhor de tudo é que podemos aproveita todinho o rabanete, inclusive suas folhas.
90% ÁGUA
O rabanete é composto de 90% de água. Além de ser um hidratante natural, facilita o funcionamento dos rins, faz bem para as articulações e mantém o funcionamento dos neurônios em dia.
PREVINE O CÂNCER
O rabanete é um importante aliado na prevenção de diversos tipos de tumores. Uma substância chamada glucosinolatos é a responsável por estimular que células indesejadas sejam eliminadas e não se proliferem no organismo.
BOA DIGESTÃO
O consumo do rabanete facilita a ação dos sucos digestivos, promovendo uma boa digestão. As fibras do vegetal contribuem para o melhor funcionamento do intestino.
NUTRIENTES
Recomendado para todas as idades, principalmente para mulheres que estão entrando na menopausa. Rico em cálcio, o rabanete fortalece os ossos e é bom para a dentição. O potássio mantém a pressão arterial estabilizada, protegendo o coração.
APROVEITE TUDO
As folhas do cálcio são repletas de magnésio, fibras e cálcio. Portanto, consuma-as! Você pode picá-las e refogá-las. Ficam uma delícia em tortas salgadas e omeletes. Use as folhas inteiras e cozidas também nas sopas. Não jogue nada fora.
COMO CONSUMIR A RABANETE
Confira as melhores maneiras de comer rabanete:
– De preferência ao rabanete na versão crua, podendo ser ralado, picado ou chips;
– Quem optar por ele cozido, pode assá-lo ou misturar em sopas;
– Indica-se comer no máximo cinco colheres de sopa por semana.
QUANDO NÃO CONSUMIR
Não se recomenda o consumo de rabanete por pessoas que têm gastrite e problemas na flora intestinal, já que ele é um estimulante da produção dos sucos gástricos. A fermentação do rabanete também pode causar gases. Como vimos anteriormente, o vegetal é rico em potássio, devendo ser evitado por indivíduos que tenham doenças nos rins.
Usufrua do rabanete e assegure todos os seus benefícios.