Festa de São João sem pinhão não tem a menor graça. Além de saboroso, ele traz uma série de benefícios para a saúde das pessoas. Veja quais são elas no texto a seguir:
CORAÇÃO FORTE
Fonte de gorduras poli-insaturadas, o pinhão regula o colesterol protegendo o coração. Vitaminas E e K, cobre, ferro e manganês presentes no pinhão contribuem igualmente para manter o coração mais forte.
BOM PARA O CÉREBRO
Quer deixar seu cérebro funcionando a todo vapor? Basta comer pinhão! Ele possui muitas vitaminas do complexo B, dando um “up” na memória e aumentando a capacidade de raciocínio.
SACIEDADE
O pinhão é rico em carboidratos complexos. Por ser absorvido mais devagar, não há picos de açúcar no sangue e, por isto, confere mais saciedade. A pessoa come menos e ganha mais energia para desempenhar suas funções durante o dia.
LIBIDO
Quem está com a libido baixa, vale a pena experimentar o pinhão. O zinco presente na sua composição é um estimulante do desejo.
ANTIENVELHECMENTO
Contêm antioxidantes, eliminando os radicais livres presentes no organismo. O cobre também é um importante auxiliar nesta tarefa.
LANCHE DA TARDE
O indicado é consumir entre seis a dez pinhões diariamente, preferencialmente no lanche da tarde. Mas fique alerta, pois o pinhão pode provocar em algumas pessoas dor de barriga e reações alérgicas.
SAÚDE DOS OLHOS
A luteína, presente no pinhão, é de fundamental importância quando o assunto são olhos saudáveis. Este antioxidante poderoso previne doenças como a degeneração macular e catarata.
MUITA DISPOSIÇÃO
Garanta mais pique com o pinhão. Os responsáveis por isto são as proteínas e o magnésio. Este último também ajuda os músculos a relaxarem.
COMO COZINHAR
É bem fácil. Lave bem os pinhões, removendo as pontas. Ponha em uma panela de pressão cobertos por água e com uma pitadinha de sal. Assim que iniciar a pressão, aguarde cozinhar por meia hora. Desligue a chama e espere a pressão sair por completo. Escorra bem a água do pinhão, remova a casca e está pronto para ser consumido. Outra maneira de usar o pinhão na culinária é triturá-lo e transformá-lo em farinha. Utilize no preparo de bolos, biscoitos e pães. Uma delícia!
APRENDA DELICIOSAS RECEITAS COM PINHÃO
Pinhão com chocolate
Você vai precisar de 300 gramas de pinhão e 200 gramas de chocolate com leite.
Como fazer: lave o pinhão e o cozinhe por meia hora depois de a panela começar a chiar. Tire da panela, escorra bem a água e descasque os pinhões. Reserve. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Coloque o chocolate sobre os pinhões e aguarde secar sobre o papel-manteiga.
Suflê de pinhão
Você vai precisar de 4 xícaras (chá) de pinhão cozidos, 1 xícara (chá) de cebolinha-verde picada, 1 cebola roxa em cubinhos, 4 xícaras (chá) de agrião, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (sopa) de mel de abelha, 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva, sal a gosto e pimenta-do-reino a gosto.
Como fazer: corte os pinhões cozidos em rodelas e coloque em um recipiente junto com a cebolinha, agrião e a cebola. Misture bem. Em outra tigela misture os demais ingredientes até ficar um molho homogêneo. Coloque este molho sobre a salada, mexendo suavemente. Está pronto para servir.
Arroz com pinhão
Você vai precisar de 250 gramas de arroz, 500 gramas de pinhão cozidos e descascados, 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva, 2 xícaras (chá) de água e sal a gosto.
Como fazer: após lavar o arroz em água corrente e escorrer, refogue-o no azeite em uma panela aquecida. Acrescente os pinhões já cortados e refogue mais um minuto. Tempere com o sal. Coloque água quente, mexa bastante e deixe a panela tampada para cozinhar. Quando estiver no ponto, desligue o fogo. Está pronto para servir.