Como identificar a dor nas costas conforme a faixa etária

Atire a primeira pedra quem nunca sentiu dor nas costas. Sim, ela não livra ninguém e pode atingir pessoas de todas as idades. As mulheres são as que mais sofrem, seja pela instabilidade dos hormônios, bolsa pesada ou andar demais sobre saltos altos. Mesmo que a dor nesta região seja considerada normal, é preciso ficar alerta se este desconforto durar tempo demais ou for muito intenso. O correto é procurar um especialista para detectar a razão do problema. Abaixo confira os tipos de dores nas costas mais frequentes.

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Meninos e meninas que crescem rápido demais podem sofrer de escoliose idiopática. Os sinais mais comuns são ombros e quadris tortos. A coluna fica muito semelhante a um “c” ou “s”. O tratamento varia conforme o estado do paciente e não é descartada cirurgia. Meninas nesta idade podem sofrer de dores nas costas por causa das cólicas cuja dor, em alguns casos, reflete na coluna. Ainda que seja normal, é bom relatar o fato na visita ao ginecologista.

ADULTOS

À medida que o tempo passa, também mudam os motivos que provocam dores nas costas. A coluna sofre com o “mau” uso. Bolsas pesadas, mudanças bruscas de posição, salto alto, obesidade e sedentarismo castigam a coluna de qualquer um.

O final da gestação também não é nada fácil. A barriga pesa para frente, trazendo o corpo junto. A curvatura da coluna aumenta, provocando dor e desconforto.

TERCEIRA IDADE

Mulheres devem ficara atentas à chegada da menopausa. O estrogênio cai de produção e pode levar à osteoporose, doença muito comum nesta faixa etária. O nível de cálcio diminui, levando os ossos a ficarem fracos e porosos. Em casos de quedas, os lugares mais atingidos são a coluna e o fêmur.

Quando a osteoporose está instalada, o tratamento vale para toda vida, uma vez que não existe cura para ela. Os médicos especialistas no assunto recomendam reposição hormonal, exercícios físicos regulares e consumo de alimentos como leite, espinafre, couve e brócolis, fontes de cálcio.

PREVENÇÃO

– Posturas erradas provocam dores nas costas. Movimente-se. Não permaneça horas a fio na mesma posição. Atividades simples do dia a dia também requerem atenção. Na hora de passar roupa ou lavar louça, por exemplo, os pés devem estar paralelos, coluna ereta, joelhos flexionados e quadril encaixado. A maioria das pessoas não presta atenção nestes simples detalhes e a coluna manda a conta mais tarde.

– Quem trabalha mais tempo sentado que em pé deve se levantar a cada hora para fazer alongamentos e dar uma caminhada.

– Salto alto torna elegante qualquer mulher. Porém, as dores virão mais cedo ou mais tarde. Este tipo de calçado provoca a curvatura da coluna e, quando usado diariamente, ainda pode deixar a panturrilha mais curta.

– Quanto mais estressado você fica, mais o cortisol é liberado. Ele aguça a sensação de dor, tornando tudo muito pior. A dica é relaxar, respirando fundo sempre que sentir o ar trancado no meio do peito.

Cuide bem da sua coluna e viva com mais qualidade de vida.

Deixe um comentário