Dor nas costas ou no pescoço ao se levantar pode ser sinal de um travesseiro inconveniente para você. Ao optar por um travesseiro que alinhe sua postura durante o sono, o relaxamento é maior e a disposição para levantar no outro dia também. Infelizmente muitas pessoas não se dão conta disto e acumulam noites e noites mal dormidas. Abaixo você irá conhecer boas dicas para escolher o travesseiro certo e dormir melhor. Veja:
TESTANDO O TRAVESSEIRO
Ao comprar um travesseiro, a dica é visitar lojas especializadas, onde técnicos que conhecem o assunto podem recomendar o ideal para você. Testar o travesseiro é fundamental. Comprar somente porque ele é macio pode render problemas e dores futuramente. As consequências de uma má escolha não tardam a aparecer.
ALTURA
Ao comprar um travesseiro tenha em mente que deve haver um ângulo de 90 graus entre a cabeça e o ombro. Um bom alinhamento evita dores na região do pescoço.
RESPIRAÇÃO
As narinas devem se manter livres para a respiração ser adequada. Se a sua cabeça afunda no travesseiro o nariz pode ficar obstruído, dificultando a entrada de ar. Então, adeus sono.
PREENCHIMENTO
Hoje em dia encontramos os mais variados “recheios” de travesseiros. Penas, flocos de espuma, fibra, materiais sintéticos e por aí vai. Na verdade, tanto faz o preenchimento. Não adianta adquirir um travesseiro último tipo se o alinhamento de cabeça e ombro deixar a desejar.
FIRMEZA
Tente reparar se você tem o hábito de colocar a mão debaixo do travesseiro para garantir mais firmeza. Se isto realmente está acontecendo, o travesseiro deve ser trocado.
HIPOALERGÊNICO
Os ácaros estão presentes em todos os lugares e adoram travesseiros. Porém, os hipoalergênicos ou ultrafresh evitam que eles tomem conta. Mesmo sendo mais caros, vale a pena o investimento. Além disso, duram mais que os outros.
CUIDADOS
Os especialistas afirmam que não é nada bom lavar um travesseiro ou deixá-lo sob o sol. O ideal é pôr o travesseiro sobre a cama para ventilar.
POSTURA CERTA AO DORMIR
Dormindo de lado: esta é a maneira certa de dormir. A postura certa é com os joelhos dobrados e um travesseiro no meio deles. O alinhamento dos tornozelos, joelhos, quadril e ombros são fundamentais para uma boa noite de sono. Cuida para não dormir tão encolhido a ponto de parecer um “C”.
Barriga para cima: sim, você pode dormir nesta posição, porém a recomendação é que seja colocado um travesseiro sob os joelhos. Desta forma a coluna fica totalmente apoiada no colchão, não causando as desconfortáveis dores na lombar. Mantenha os braços ao lado do corpo e o travesseiro preenchendo o espaço da nuca.
De bruços: quem dorme assim prejudica imensamente os ossos e músculos. A cabeça fica torta e as dores na nuca e cervical não tardam a aparecer. Se este for seu caso, tente mudar de posição de dormir o quanto antes.