Utilidades do bicarbonato de sódio

Quando se fala em bicarbonato de sódio, logo se pensa nas suas propriedades como antiácido, pelo seu poder de neutralizar os sucos gástricos, facilitando a digestão. No entanto, este composto químico tem muitas outras utilidades: ele está presente na culinária, na mineração, em curtumes, no tratamento de lã e seda e muito mais.

No dia a dia, o bicarbonato de sódio é importante pela capacidade de substituir com vantagens produtos industrializados, pelo baixo impacto ambiental provocado pela sua utilização e também pelo baixo custo. A ação alcalina potencializa o poder de detergentes, na quebra de substâncias ácidas.

Pequenos cuidados

Por melhores que sejam os cuidados dispensados aos bebês, é comum o surgimento eventual de assaduras.

O bicarbonato de sódio tem ação benéfica contra este contratempo: é só adicionar uma colher (sobremesa) à água do banho para solucionar o problema.

O fim do mau cheiro

Muitas vezes, em salas que permanecem fechadas por muito tempo, tapetes e estofados revestidos em tecido passam a exalar odores desagradáveis. Contudo, isto pode ser facilmente resolvido com uma mistura de meio litro de álcool e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Aplique a mistura e o mau cheiro será expulso.

A mesma dica vale para ambientes úmidos, mal ventilados e para o cantinho preferido do cãozinho. Já para acabar com os odores da caixa sanitária dos gatos, a cada limpeza, salpique um pouco de bicarbonato de sódio (basta menos de uma colher de café) diretamente sobre a areia higiênica. O composto também reduz o mofo de armários e cômodos fechados.

O produto vai durar muito mais, pois este sal reage com a acidez da urina. Os granulados higiênicos vendidos nas pet shops são simplesmente areia (ou lascas de madeira) aditivada com bicarbonato de sódio.

Tênis normalmente acumulam suor (principalmente quando são usados durante um dia inteiro ou na prática de esportes) – e o suor provoca o cheirinho característico. Este problema tem uma solução simples: salpique bicarbonato de sódio e deixe agir por 12 horas. A dica também vale para sapatos fechados, mas, se eles estiverem úmidos, coloque sob o Sol antes de tentar eliminar o “chulé”.

Preparando saladas

O bicarbonato tem uma excelente ação na remoção dos agrotóxicos presentes nas frutas, verduras e legumes. No entanto, a sua utilidade não se resume apenas a isto: o composto melhora o aspecto dos vegetais, deixando-os mais atraentes para o consumo.

Coloque os vegetais em uma bacia, acrescente uma colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio e deixe-o agir por 30 a 40 minutos – isto neutraliza os efeitos nocivos dos defensivos agrícolas. Na hora de cozinhar, acrescente uma colher (chá) à água fervente. Esta dica é especialmente válida para folhas verde-escuro: espinafre, brócolis, etc., que mantêm a cor original e ficam mais tenras.

Ainda na cozinha

Quem processa peixes, alhos e cebolas e outros alimentos e condimentos nas receitas culinárias conhece muito bem o mau cheiro que permanece nas mãos. Para se livrar dele, polvilhe bicarbonato de sódio nas duas faces das mãos, esfregue vigorosamente e o cheiro praticamente desaparecerá. O vinagre tem o mesmo efeito, mas pode agredir a pele, em função do teor de acidez.

Para deixar o frango empanado mais crocante, experimente a proporção de uma colher (café) de bicarbonato de sódio para uma colher (sopa) de farinha. A casquinha ficará mais resistente e o sal só interfere no sabor se for usado em excesso.

O bicarbonato de sódio também é útil para tornar bolos e tortas mais fofos. Além disto, facilita o trabalho de desenformar. Ainda no quesito “gastronomia”, experimente adicionar uma colher (café) durante o preparo de uma omelete, mas reduza a quantidade de sal.

Limpando alumínio

Sabe aquele assado delicioso, preparado com carinho para o almoço familiar de domingo? Ele tem um efeito colateral: a gordura que fica depositada nas formas e panelas, que parece ser resistente a qualquer tipo de produto de limpeza.

Pois bem: uma pasta rala de bicarbonato de sódio e água é suficiente para dissolver a gordura. Deixe a mistura agir por dez ou 15 minutos, enxágue e em seguida lave com o detergente habitual. O brilho do alumínio também volta, sem necessidade de sacrifícios.

Branqueamento

Esqueça os comerciais que prometem um “poderoso efeito branqueador para as suas roupas”. Peças brancas perdem o aspecto amarelado com facilidade. Basta adicionar uma colher (café) ao sabão (em pó ou líquido), deixar de molho por alguns minutos e colocar para lavar. Este composto dispensa o cloro nas lavagens e o molho pode ser feito na própria lavadora de roupas.

Na higiene pessoal

O bicarbonato de sódio é um importante auxiliar na remoção de células mortas e pequenas sujidades da pele. O emprego é simples: basta acrescentar um pouco de água, até obter uma pasta. Em seguida, é só aplicar na epiderme. O cosmético caseiro desobstrui os poros, promovendo a saúde, funcionalidade e beleza da pele.

Este sal também pode ser aplicado como um esfoliante facial e corporal suave. Faça uma pasta (com textura leve) misturando uma parte de água para três partes de bicarbonato de sódio. Esfregue em movimentos circulares e enxágue com água morna.

Para quem sofre com o cheiro forte do suor das axilas e dos pés, o composto também é um auxiliar poderoso. O pó pode ser aplicado diretamente sobre as áreas afetadas (desde que não haja rachaduras ou lesões na pele); com isto, é possível aposentar o desodorante. A melhor parte é que o bicarbonato não reduz a quantidade de suor, apenas ataca a proliferação de bactérias responsáveis pelo “cecê” e pelo “chulé”.

Na hora de escovar os dentes, o bicarbonato de sódio também não deve ser esquecido: uma pitada sobre o creme dental é um clareamento natural (que não substitui, evidentemente, as visitas regulares ao dentista). O composto também auxilia na prevenção contra cáries e pode ser usado como enxaguante bucal, para eliminar qualquer traço de mau hálito.

O composto é útil também na higiene de aparelhos dentários, como dentaduras e retentores. Dissolva duas colheres (chá) em um copo americano de água morna e mergulhe os aparelhos por cinco minutos. O bicarbonato de sódio desprende os restos de alimentos e elimina odores.

No momento de remover o esmalte ou retirar as cutículas, experimente deixar as unhas de molho, por alguns minutos, em uma solução de uma colher (café) de bicarbonato de sódio e um copo americano de água. As “árduas tarefas de manicure” ficarão muito mais fáceis.

Deixe um comentário