Não são poucas as pessoas que reclamam que sua digestão é complicada. Comer além da conta alimentos pesados não contribui em nada para que o sistema digestivo funcione adequadamente.
Antes de tudo é preciso entender como se processa a digestão. Tudo começa pela boca, onde as enzimas da saliva começam a atuar, e termina no intestino. São nas paredes deste importante órgão que são absorvidos todos os nutrientes e que depois são levados para o organismo através da corrente sanguínea. Vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos tão necessários ao funcionamento do nosso organismo só são obtidos quando a digestão é satisfatória.
Para evitar doenças digestivas e conseguir uma boa digestão temos que ficar atentos aos alimentos que consumimos. Pequenos hábitos fazem toda diferença: porções menores de comida, quantidade de vezes que nos alimentamos ao dia, horários das refeições e hidratação.
A água é de grande importância no tratamento de inflamações no estômago e de problemas digestivos, sem que para isto seja preciso tomar algum medicamento. Estudos na área indicam que tomar entre um a dois copos antes de cada refeição estimula a produção da mucosa estomacal.
Esta mucosa é a responsável por proteger o órgão dos ácidos e das enzimas digestivas de proteínas. A mucosa é composta por 90% de água, portanto beber água filtrada antes das refeições evita uma sobreposição de ácidos.
A água faz parte de todas as funções digestivas, desde produzir saliva, proteger a mucosa e formar as fezes. A água elimina as toxinas do corpo e evita a prisão de ventre, mal que afeta muitas pessoas. Se você não ingerir uma quantidade suficiente de água por dia, seu corpo vai se ressentir disto mais cedo ou mais tarde. Caso a digestão esteja lenta e complicada, reveja seus hábitos. Pode ser que a falta de água no seu organismo esteja prejudicando o funcionamento dele já como um todo.
Um aviso importante. Não beba água durante as refeições, pois o líquido pode interferir nos níveis dos ácidos biliares e estomacais utilizados para proceder à digestão. A situação pode ainda piorar se a água estiver fria, retardando a digestão e provocando inflamações estomacais.
Experimente beber água antes das principais refeições e melhore sua qualidade de vida.