Com certeza você conhece alguém que fica a todo o momento beliscando algum petisco, seja doce ou salgado. Existem pessoas que sentem mais fome que as outras e isto tem uma definição: maus hábitos alimentares. Repare bem. Geralmente estas pessoas estão acima do peso, sem descartar que os níveis de colesterol e glicose têm boas chances de estarem alterados. Não há dieta que resista a um mau hábito alimentar.
No texto a seguir você irá conhecer dicas interessantes para regrar sua alimentação e perder aqueles quilinhos a mais. Confira:
REFEIÇÕES
Quantas vezes você já ouviu que o correto é comer de três em três horas? Apesar de ser este o tempo ideal entre uma refeição e outra, muita gente fica horas sem se alimentar. Ou então passa o dia beliscando porcaria. O resultado – negativo – não tarda a aparecer na balança. Ao comer regularmente, você nunca chegará esfomeado na refeição seguinte. Só não vale comer alimentos calóricos.
NOITES MAL DORMIDAS
Um sono ruim por noites seguidas deixa a pessoa mal humorada e com os hormônios desajustados. O cansaço pode ainda fazer você descarregar tudo na comida. Procure dormir sempre na hora certa. Levar o celular para a cama pode atrasar ainda mais o seu sono.
FARINHAS BRANCAS E DOCES
Quem nunca deu uma abusada em bolos e doces? Devido a eles, os níveis de açúcar no sangue sobem e a pessoa sente mais fome. Além disso, doces e farinhas provocam um aumento na produção de insulina gerando acúmulo de gordura no abdômen. Habitue-se a comer alimentos integrais. Eles possuem mais fibras, controlam a fome e fazem o intestino funcionar melhor.
ÁGUA
O hipotálamo é uma região do cérebro que tanto controla a fome quanto a sede. Por isto muitas pessoas confundem um com o outro. Quando você sentir vontade de comer alguma coisa, beba um copo de água e espere alguns minutos para ver se a sensação de barriga vazia vai passar.
ESTRESSE
Quando o indivíduo está na correria e estressado por algum motivo, a adrenalina e o cortisol sobem. Sabe o que acontece? Você sente fome mais frequente. Sim, o estresse pode engordar. Cuide melhor de si mesmo. Para evitar pensamentos negativos, dedique-se a uma atividade relaxante como exercícios físicos, trabalhos manuais, meditação e até namorar.
MAIS PROTEÍNA
O consumo de proteína segura a fome por mais tempo. Inclua no seu cardápio peixe e frango (sem pele). Não exagere no consumo de carne vermelha, duas vezes por semana no máximo. Quem é vegetariano pode apostar nos queijos, iogurtes, grão-de-bico e ovos.
GORDURAS BOAS
Nem toda gordura é ruim. As insaturadas são um exemplo disso. Use azeite nas saladas e consuma, com moderação, abacate e oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas.
MASTIGUE OS ALIMENTOS
Faça as refeições com calma, mastigando devagar os alimentos. A digestão ficará mais fácil e você, mais saciada.