A psoríase é uma doença autoimune da pele. Ocorre quando o sistema imunológico ao invés de proteger o organismo, ataca algumas partes do corpo. 1/3 das pessoas que sofrem da doença possuem parentes que têm o mesmo problema, levando os cientistas a acreditarem que a enfermidade pode ser hereditária.
Os principais sintomas da psoríase são manchas roxas cobertas por escamas prateadas que costumam se soltar facilmente. As regiões do corpo mais atingidas são cotovelos, joelhos, costas e couro cabeludo.
Ainda que a psoríase não seja contagiosa, as manchas possuem um aspecto repugnante e que normalmente afastam as pessoas. Além de se sentirem rejeitadas, os portadores da doença ficam constrangidos com a exposição das manchas, pois nem sempre elas podem ser cobertas com as roupas. A situação piora quando a pele está irritada em excesso.
O tratamento da psoríase consiste em combinar tratamentos tópicos, naturais e fototerapia. Confira como tratar a psoríase de forma natural e ainda obter excelentes resultados.
ALIMENTAÇÃO
A alimentação pode influenciar diretamente no desenvolvimento da doença. O indicado é mudar os hábitos alimentares. Anote:
– Consuma de forma moderada carnes, sempre removendo a pele;
– Incluir peixes no cardápio é fundamental. Eles possuem ácidos graxos como o ômega 3 que contribuem de maneira eficiente para tratar de inflamações;
– Habitue-se a comer vegetais de folhas verdes;
– Aumente a quantidade de água ingerida diariamente;
– Consuma antioxidantes, presentes nas frutas e verduras.
TOME SOL
Tome banho de sol nos horários certos. Cerca de quinze minutos por dia são suficientes para a pele ficar nutrida e aliviar a coceira. A vitamina D é muito importante para a manutenção da saúde da pele. Não se esqueça do protetor solar.
VINAGRE BRANCO
O vinagre branco é um dos remédios naturais mais recomendados para aliviar a coceira provocada pela psoríase. Em uma banheira coloque um copo de vinagre branco na água. Deixe o corpo submerso por quinze minutos e a coceira aliviará bastante.
AGRIÃO
O suco de agrião possui em sua composição muito enxofre e é um grande auxiliar no alívio dos sintomas da doença. O preparo é bem simples. Coloque no liquidificador um talo de agrião, um ramo de aipo, tomate pequeno e um copo de água. Bata até ficar uma mistura homogênea. Ingira pelo menos três vezes por semana, quando reparar o aumento das manchas.
RABO DE CAVALO
Esta erva é bem eficaz para limpar as regiões afetadas. Ferva em torno de 200 ml de água, duas colheres de folhas da erva rabo de cavalo por cinco minutos. Retire do fogo e quando amornar, umedeça bem uma bola de algodão e limpe as áreas atingidas.
VASELINA
A vaselina lubrifica as escamas endurecidas e alivia as coceiras. Uma dica é levar dentro da bolsa um pouco de vaselina e passar na região logo que iniciar a comichão. Os sintomas são rapidamente aliviados. Azeite de olho pode ser utilizado para o mesmo fim.
COMPRESSAS DE BICARBONATO DE SÓDIO
Dissolva um copo e meio de bicarbonato de sódio em 11 litros de água e utilize como compressas.