• Sementes de chia
Estas sementes de origem centro-americana estão fazendo sucesso nos programas de redução de peso (e a chia realmente é um poderoso auxiliar neste quesito). Mas os benefícios vão além: a chia é rica em ômega 3 e em fibras solúveis. A combinação dos dois nutrientes é um poderoso inibidor do LDL.
• Linhaça
Mais uma semente da “moda”, a linhaça também é rica em ômega 3 ômega 6 (ácido linoleico), que fortalece o sistema imunológico, combate inflamações, auxilia na formação e desenvolvimento da massa muscular e, principalmente, na queima de gordura.
A linhaça, que é simplesmente a semente do linho, também é rica em ácidos graxos e proteína. A proporção entre ômega 3 e ômega 6 do vegetal aumenta a produção das prostaglandinas, substâncias que dissolvem o sódio acumulado nos rins.
• Cevada
Assim como outros grãos integrais, a cevada é uma boa fonte de fibras alimentares, importantes no controle do apetite e fornece 20% das necessidades diárias de magnésio, sal que ajuda a regular a absorção de outros minerais.
A cevada também é antioxidante (elimina o excesso de radicais livres no nosso organismo), auxilia no controle dos hormônios da tireoide, fortalece os sistemas nervoso e cardiovascular e favorece a absorção do cálcio (mineral importante para a saúde dos ossos).