• Feijão
É a leguminosa mais rica em fibras, fenóis, antioxidantes e antocianinas, substâncias importantes na eliminação de placas de gordura nas artérias e veias. As variedades que mais favorecem o coração são: carioca, vermelho e preto. As proteínas do feijão preto auxiliam inclusive a redução da glicose e triglicérides.
O feijão é fonte de proteínas, carboidratos (fibras e açúcares), vitaminas A e do complexo B, folato, ferro, molibdênio, manganês, zinco, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. As fibras do feijão reduzem o risco de doenças cardiovasculares, diabete, câncer de cólon. Também ajudam a aumentar o bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino.
• Berinjela
Contribui para o combate do mau colesterol e do excesso de triglicérides por conter altos níveis de antocianinas, principalmente na casca. Antocianinas são pigmentos responsáveis pela cor escura de muitos vegetais.
Alguns estudos indicam que as antocianinas da berinjela podem ser os antioxidantes mais poderosos entre 150 flavonoides pesquisados. Além de proteger o coração e o sistema circulatório, a berinjela é útil para combater inflamações crônicas, inibir o desenvolvimento e migração de células neoplásicas e fortalecer o sistema nervoso, reduzindo os riscos de demências (como o mal de Alzheimer).