• Quiabo
Apesar de muita gente torcer o nariz para este legume (principalmente por causa da abundância da sua “baba”), o quiabo é importante para a saúde dos olhos, da pele e do trato gastrointestinal, fortalece o sistema imunológico e previne conta o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
O quiabo é uma boa fonte de potássio, mineral importante para o controle dos níveis de sódio e também para o relaxamento dos vasos sanguíneos. Isto reduz a pressão arterial e diminui a tensão no sistema cardiovascular e reduz a taxa de coagulação, melhorando a circulação do sangue.
• Frutas vermelhas
Morango, amora, acerola, framboesa, cereja e mirtilo fornecem excelentes quantidades de fibras solúveis e insolúveis, além de antioxidantes, que inibem a oxidação das moléculas do LDL.
• Frutas oleaginosas
O “segredo” das nozes, amêndoas, avelãs & Cia. é o alto teor de gorduras poli-insaturadas que, em circulação na corrente sanguínea, reduzem a quantidade de LDL. O amendoim e a castanha de caju podem entrar neste time, mas é preciso cuidar da quantidade de sal (que, em excesso, prejudica o equilíbrio hídrico do organismo).
• Frutas cítricas
Laranja, limão, tangerina, açaí, morango, abacaxi e muitas outras frutas contêm altas doses de vitamina C, nutriente que, além de fortalecer o sistema imunológico, são ricas em fibras. A dobradinha vitamina C – fibras é um agente poderoso no combate ao LDL.